Projeto trata de sustentabilidade em condomínio popular
A primeira semana do projeto Morada do Porto Sustentável, aberta no último sábado, 20, contou com programação diversa, como roda de capoeira, plantio de árvores, recreação infantil, aula de defesa pessoal e com inscrições de adultos e crianças em projetos que acontecerão durante todo o ano na comunidade, localizada no bairro Banco da Vitória, em Ilhéus.
O projeto é realizado pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), vinculada a Prefeitura de Ilhéus, e conta com parcerias com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), associação de moradores e Coolimpa. No evento de inauguração, o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), acompanhou as atividades e participou do plantio de árvores, ao lado do titular da SDS, Jamil Ocké.
Segundo o presidente da Maramata, Frederico Andrade, o projeto Morada do Porto Sustentável consiste em um conjunto de atividades voltadas para a disseminação da educação e sensibilização ambiental no Condomínio Residencial Morada do Porto, e é pioneiro em conjuntos habitacionais populares.
As atividades serão realizadas durante todo o ano e envolvem cerca de 150 pessoas, entre adultos e crianças, que terão acesso a noções sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente, além de oficina de reutilização de materiais, corte e costura.